Total de visualizações

Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

About

Teste Teste Teste Teste

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

Teste Teste Teste Teste

Postagens

Colaboradores

Follow us

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Quaresma (14/02 a 29/03)




Iniciemos com o significado da palavra: "Quaresma" provém do latim "Quadragésima" e significa "quarenta dias". A Quaresma é o período de preparação para a Páscoa do Senhor, cuja duração é de 40 dias, que representam o período de tentação de Cristo no deserto, bem como os exemplos de Noé (40 dias na Arca) e Moisés (40 anos vagando no deserto).
O período da Quaresma é marcado pela penitência, pela realização constante de jejuns, pela conversão e pela preparação dos catecúmenos para o batismo, tem início na Quarta-Feira de Cinzas e se estende até o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.No início da Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas, que este ano será em 14/02/2018 os fiéis participam de celebrações nas quais têm suas frontes marcadas com cinzas, como os primitivos penitentes públicos, excluídos temporariamente da assembleia (lembrando Adão expulso do Paraíso, de onde vem a fórmula litúrgica: "Lembra-te de que és pó...").Esse tempo de penitência é bem recordado pela liturgia: as vestes e os paramentos usados são da cor roxa (no quarto domingo da Quaresma, pode-se usar o rosa, representando a alegria pela proximidade do término da tristeza, pela Páscoa); o Hino de Louvor não é recitado; a aclamação do "Aleluia" também não é feita; não se enfeitam os templos com flores; o uso de instrumentos musicais torna-se moderado, apenas sustentando o canto.


Para celebrar bem este tempo

1. O Tempo da Quaresma, que é este tempo de conversão, se estende da Quarta-feira de Cinzas até a Missa, na Ceia do Senhor, exclusive. Essa Missa vespertina dá início, nos livros litúrgicos, ao Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, o qual tem seu cume na Vigília Pascal e termina com as vésperas do Domingo da Ressurreição. A semana que precede a Páscoa toma o nome de Semana Santa. Ela começa com o Domingo de Ramos.
2. Os domingos deste tempo de conversão se chamam de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° Domingo da Quaresma. O 6° domingo toma o nome de “Domingo de Ramos e da Paixão”. Esse dia tem a precedência sobre as festas do Senhor e sobre qualquer solenidade.
3. As solenidades de São José, esposo de Nossa Senhora (19 de março) e da Anunciação do Senhor (25 de março), como outras possíveis solenidades dos calendários particulares, antecipam sua celebração para o sábado, caso coincidam com esses domingos;
4. A liturgia da Quarta-feira de Cinzas abre o tempo da Quaresma. Não se dizem nem se cantam o Glória nem o Credo na Missa.
5. Aos domingos da Quaresma, não se canta o hino Glória; faz-se, porém, sempre a Profissão de Fé e o Creio. Depois da segunda leitura, não se canta o Aleluia; o versículo, antes do Evangelho, é acompanhado de uma aclamação a Cristo Senhor. Omite-se o Aleluia também nos outros cantos da Missa.
6. Sugestão: em oração, colha de Deus uma penitência ou mortificação pessoal que você possa viver neste tempo de retiro. Por exemplo: deixar algo de que gosta muito de fazer ou de comer, falar menos, diminuir o barulho ao seu redor, assistir menos à televisão, reconciliar-se com as pessoas e situações, fazer um bom exame de consciência e confessar-se. Nos dias de jejum, oferecer a quem não tem o que você iria comer e beber etc.

Fonte 1Fonte 2 

Nenhum comentário:
Nenhum comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PASCOM

Desenvolvido por: